domingo, 13 de setembro de 2015

Verdura: Meu encontro com Karina Buhr


Olá, é com imensa felicidade que comunico a todos que conheci uma das minhas artistas nacionais favoritas durante a Bienal do Livro no Rio. Quando soube que a Bienal havia começado fiquei bem eufórico como em todas edições que fui, mas nessa havia algo de diferente, sigo a Karina Buhr no Facebook e ela comunicou a todos que estaria lá para um bate papo na salinha Cubovoxes + sessão de autógrafos, e eu logo confirmei presença no evento, era a minha chance de poder dar um abraço e prestigiá-la. O maior problema disso tudo era o dia, foi em plena Quinta Feira (10/09), e eu sofri para arranjar uma companhia, todos estavam trabalhando, estudando, ou sem grana, mas de última hora minha mãe e uma colega me acompanharam nessa aventura (obrigado mãe e Letícia <3). Cheguei lá com 1 hora de antecedência, e fiquei com medo de não conseguir uma senha, enfim, peguei minha senha ás 16:00hrs, e 17:00hrs começava o evento, sentei na pequena arquibancada da salinha Cubovoxes e estava a espera de Karina Buhr, eu estava distraído e conversando com minha amiga, quando de repente Karina entra na sala, e olho pro lado e mal acreditava que ela estava ali tão próxima do público.


No bate papo na salinha Cubovoxes ela falou um pouquinho da sua carreira, e obviamente do seu livro maravilhoso (Desperdiçando Rima), e ela recitou versos dos seus poemas, e ainda cantou algumas músicas que estão presentes no livro acompanhada de um pandeiro. Eu com muita vergonha peguei o microfone e fiz uma pergunta a ela sobre o haikai ''Burca'' que eu não havia entendido, e ela disse ''Olá Claudio!'', foi incrível e fiquei com um sorriso de ponta a ponta. O poema Burca diz: 

Burca 

''Sua blusa é uma miniburca
a burca dela é só blusão''.

Ela falou em voz alta que ficou curiosa em saber qual foi a minha interpretação, e eu fiquei com vergonha de dizer na frente de todo aquele público, e ela só sorriu e me disse que é o mesmo sobre uma mulher tirar sua blusa aqui, porque isso seria um absurdo para uma mulher que vive em um país ocidental, e é o mesmo que acontece com mulheres de países asiáticos, pra gente é um absurdo elas cobrirem o rosto, e aqui é um absurdo uma mulher andar sem camisa, então ela quis dizer que as blusas são as burcas das mulheres dos países ocidentais! 

Quando a entrevista acabou, eu pude chegar perto dela e tirar minhas fotos, não houve tumulto e havia pouca gente no local, dei um abraço gostoso nela, e ela sempre sorria, e eu não conseguia dizer muita coisa, e é tão estranho encontrar com um artista que você tanto admira, porque você só vê essas pessoas pelo YouTube e de repente você está ali frente a frente com ela, você fica nervoso e sem reação, mas foi um momento mágico! 


Logo em seguida fui para o estande da Rocco, onde aconteceria a sessão de autógrafos, chegando lá com meu livro em mãos pude sentar por 2mins e fazer mais perguntas (não resisto, sou muito curioso hahaha), perguntei sobre a canção ''O Pé'', disse que é uma das minhas favoritas pra ela, e perguntei se a letra falava sobre exaustão e ela disse que podia ser, e que ela era muito ruim para explicar as próprias letras, e que era muito legal ouvir dos fãs a interpretação própria dos mesmos, enfim, ela disse era sobre cansaço sim, e ela sempre sorrindo bastante e olhando fixamente em meus olhos, foi incrível! 


No final de tudo ela autografou meu livro, e ainda fez um pequeno desenho super exclusivo ao lado de sua assinatura com meu nome, pedi pra tirar minha última foto e ela diz ''Sua última nada, você pode tirar quantas você quiser rapaz!'' <3 


Voltei pra casa muito satisfeito, e muito grato por esse encontro, insisti pra minha mãe que precisa ir vê-lá e eu consegui! Gosto da Karina porque ela é sem dúvidas um ser humano raro e diferente, pois defende causas importantes e que não são abordadas com frequência, e é militante de grupos minoritários, ela é minha referência de artista para se tornar uma pessoa melhor e mais justa, só tenho a agradecer por esse encontro incrível!

Karina lançou recentemente a música ''Eu Sou Um Monstro'' que contém versos de um poema do seu livro, ouça abaixo: 




Ah, e também tem a canção ''O Pé'' que mencionei lá em cima, ouçam: 




Ps: Ainda sobre o livro, pretendo fazer uma curadoria dele aqui no blog com os meus poemas, e textos favoritos. por hoje é só, bjs!

Você pode me acompanhar no Instagram tb, @claudioxverdugo








Nenhum comentário:

Postar um comentário