quarta-feira, 1 de julho de 2015

Verdura: Medianeras




Olá, em uma noite de Sábado estava super entediado e comecei a caçar filmes para assistir no Netflix, e minha amiga me sugeriu um filme argentino chamado Medianeras, e por coincidência também havia esbarrado com uma lista de filmes argentinos para se assistir no Netflix há umas semanas atrás no Catraca Livre, e Medianeras estava no topo do ranking. 

Este filme foi lançado em 2011 e foi dirigido por Gustavo Taretto.

Medianeras se passa em Buenos Aires, e conta a história dos personagens Martín (Javier Drolas), e Mariana (Pilar López), e é basicamente sobre duas pessoas que frequentam os mesmos lugares, mas pelos acasos da vida eles nunca se esbarram. O filme em si é basicamente sobre solidão urbana, e acredito que todas as pessoas que vivem em cidades grandes passam por isso todos os dias, e não importa quantos amigos você tenha, ou quão agitada seja a sua vida social, mas é sempre mais do mesmo todos os dias, porque temos rotinas para cumprir, e obrigações! O filme também aborda a questão da cultura virtual em Buenos Aires, deixando as pessoas cada vez mais encapsuladas em seus apartamentos, ou caixa de sapatos, como preferirem! Gosto muito do comentário que o diretor do filme fez sobre o mesmo, ele diz que ''quis retratar uma solidão que não é dramática, mas uma solidão que já estamos acostumados. De todos os dias. Solidão urbana. A solidão que sentimos quando estamos rodeados de desconhecidos''.


Este é o cartaz do filme, e ele foi inspirado no famoso jogo ''Onde Está Wally?'', outra curiosidade é sobre o título do filme, Medianeras é o nome dado as paredes sem janelas dos edifícios, são paredes laterais de um prédio que por sua proximidade com o edifício vizinho, não se pode abrir janelas, e muitas vezes esses espaços são usados para fixar propagandas, e na Argentina a construção de janelas em paredes medianeras é proibida por lei, mas muitos abrem janelas nestas paredes em busca de claridade em seus apartamentos. 

Gostei deste filme pela fotografia belíssima, mostra Buenos Aires de um jeito único, uma cidade grande e cinzenta em dias de inverno, enfim, a história em si do filme pode até parecer bobinha, mas acredito que todos nós passamos por isso todos os dias, e há uma infinidade de pessoas lá fora para conhecer, mas vivemos presos com obrigações e rotinas chatas que nos aprisionam todos os dias. Talvez os nossos amores, as melhores amizades, companhias e lugares estejam lá fora nos esperando, e eu sinto que qualquer cidade grande há um infinidade de possibilidades, pessoas, gestos, e lugares para se descobrir. 

Medianeras está disponível por completo no YouTube, porém em baixa qualidade, e ele também está disponível no Netflix. 



Ps: Obrigado Ellie Vímara pela recomendação deste filme maravilhoso <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário